Pesquisa da intenção de votos para vereador em Itajaí, contratada pelo DIARINHO, mostra a liderança de candidatos do PSD na disputa por uma das 17 vagas à Câmara de Vereadores. O partido é o mesmo do vereador Osmar Teixeira, que concorre a prefeito e também lidera matematicamente a corrida pra prefeitura, conforme a mesma pesquisa.

A pesquisa listou 37 candidatos lembrados com mais de cinco citações pelos entrevistados nas respostas espontâneas. No total, são 281 concorrentes ao Legislativo. Entre os 10 candidatos com maiores percentuais, sete foram da nominata do PSD, que lançou 18 candidatos. Outros três são do PL, partido da chapa de Robison Coelho.

A lista é liderada por Keila da Saúde, que disputa a primeira eleição e alcançou percentual de 4,2%, seguida de Dodô, com 4%, que em 2016 concorreu à Câmara pelo MDB. Na sequência, vem outros quatro candidatos do PSD: Melissa Menezes (3,1%), Otto da Farmácia (2,2%), Alexandra Uller (1,9%) e Suellen de Jesus (1,9%).

Do PL, estão no top 10 Victor Nascimento (1,4%), Adelaide Castro (1,2%) e Adão Bittencourt (1,1%). Fecha o bloco de líderes GM Conceição (PSD), também com 1,1%. No caso de Adelaide Castro, apesar de lembrada pelos entrevistados, ela apresentou desistência da candidatura e a renúncia já foi homologada pela justiça eleitoral.

Reeleitos

Entre os nomes da atual legislatura, tiveram mais de cinco citações Anna Carolina (PSDB), com 0,9%; Beto Cunha (Republicanos), com 0,7%; e Vanderley Dalmolin (MDB), com 0,6%. Candidatos com até quatro citações pelos entrevistados somaram 28,5%. Pessoas que não responderam foram 29%.

“Puxa votos”

A pesquisa foi feita pela Eficaz Pesquisa e Tecnologia entre os dias 11 e 12 de setembro. Foram entrevistadas 803 pessoas, com uma margem de erro de 3,5% para um intervalo de confiança de 95%. A metodologia considera uma amostragem aleatória simples entre os eleitores de Itajaí com 16 anos ou mais. A pesquisa tem registro de número SC-06342/2024 na justiça eleitoral.

O coordenador de pesquisas do instituto, Kleyber Jorge da Silveira, analisa que a disputa pelo legislativo conta com um número significativo de candidatos. Das 292 candidaturas registradas, 281 estão aptas. Para ele, a liderança da nominata do PSD pode ser devido à influência de Osmar Teixeira, que estaria sendo um bom “puxador de votos”.

“Por ser uma pergunta espontânea, podemos, sim, atrelar o candidato Osmar como influenciador para alguns candidatos a vereadores”, comenta. A coligação “Mudança de Verdade”, encabeçada pelos vereadores Osmar Teixeira e Marcelo Werner (Republicanos), tem uma nominata de 85 candidatos dos partidos PSD, Republicanos, Podemos, Avante e PRD.

A mesma pesquisa também mostrou Osmar numericamente na liderança na disputa à prefeitura, com 29,8% na pesquisa espontânea e 36,9% na estimulada. Logo atrás vem Robison Coelho (PL), com 22,5% na espontânea e 30,8 na estimulada. A condição é de empate técnico entre os candidatos, considerando a margem de erro de 3,5% para mais ou para menos nos percentuais.