Pesquisa contratada pelo DIARINHO sobre a intenção de votos para prefeito em Balneário Camboriú mostra a candidata Juliana Pavan (PSD) em 1º lugar nos dois cenários, tanto na resposta estimulada como na pesquisa espontânea. As entrevistas foram feitas entre os dias 9 e 10 de setembro, pela Eficaz Pesquisa e Tecnologia, com 805 pessoas. A margem de erro é de 3,5% para um intervalo de confiança de 95%.  

Juliana Pavan ficou com 32,2% das intenções de voto na pesquisa espontânea, seguida de Peeter Grando (PL), com 20,6%. Marisa Zanoni (PT) aparece em 3º lugar, com 9,4%. Tecnicamente empatados, vem em seguida André Meirinho (PP), com 5,7%, Lucas Gotardo (Novo), com 4,7%, e Claudir Maciel (4,3%). Votos nulos ou brancos somam 1,2%. Pessoas que disseram não saber em quem votar ou que não responderam foram 21,9% dos entrevistados. 

Grafico

Na pesquisa estimulada, Juliana Pavan teve ainda mais a preferência, com 43,2% das intenções de voto. Peeter Grando vem em 2º lugar, com 21,5%, seguido de Marisa Zanoni, com 11,4%. Na 4ª posição ficou André Meirinho, com 7,1%, também tecnicamente empatados com Lucas Gotardo e Claudir Maciel, que registraram o mesmo percentual: 5,1%. Votos brancos ou nulos somariam 1,1%. Não sabem ou não responderam foram 5,5%.

Grafico

O coordenador de pesquisas do instituto, Kleyber Jorge da Silveira, analisa que o resultado aponta para uma definição, mas considera que, em política, tudo pode acontecer. “Eu, em 17 anos acompanhando política, já vi de tudo’, comenta. 

Uma mudança de cenário pode ocorrer conforme o andamento da campanha eleitoral. “A corrida pelo cargo do Executivo, por incrível que pareça, pode sofrer alterações a todo momento. Vai depender muito das estratégias de cada candidato e o decorrer das campanhas”, completa Kleyber. 

Peeter Grando lidera rejeição

A pesquisa também mediu a rejeição de voto para prefeito. As respostas foram estimuladas, quando são apresentados os nomes de todos os candidatos. Peeter Grando lidera a rejeição, com índice de 27,2%, seguido de Marisa Zanoni, com 21,5%. Claudir Maciel (10,7%), Lucas Gotardo (10,3%), Juliana Pavan (9,4%) e André Meirinho (8,1%) são os menos rejeitados. Menos de 1% dos entrevistados responderam que rejeitam todos os candidatos. 

Grafico

A rejeição de Peeter, nome escolhido pelo prefeito Fabrício Oliveira (PL) pra sucessão na prefeitura, contrasta com a avaliação positiva de 83,6% da gestão de Fabrício, também medida na pesquisa. Na análise da situação, Kleyber Jorge da Silveira considerou o fato de o candidato do prefeito ser uma figura nova na política.

Os entrevistados ainda foram questionados sobre a definição do voto e a possibilidade de mudar de candidato. Quase 60% deles (59,8%) responderam que a escolha é em definitivo. Já outros 38,3% responderam que podem mudar o voto. Não responderam a questão 1,9% da amostra. 

A pesquisa está registrada sob número SC-01527/2024 na justiça eleitoral. A metodologia considera uma amostragem aleatória simples entre os eleitores de Balneário Camboriú com mais de 16 anos. Devido aos critérios de arredondamento, a soma dos percentuais pode não totalizar 100%.